O que é ser uma pessoa realizada?


A grande maioria de nós aprendeu que a realização pessoal acontece quando a pessoa realiza sonhos, obtém prosperidade e independência financeira, quando adquire muitos bens, etc. tudo isso, pode fazer parte da realização, mas não é a sua essência.

Refletindo sobre o sentido próprio da palavra realização podemos dizer que realização pessoal é na verdade algo que transcende o tempo e o que é passageiro.

A realização pessoal, não pode – nem deve- estar atrelada a artifícios adquiridos com esforços próprios. Ela está em uma camada muito mais profunda, e por isso, mais superior do que a simples satisfação de desejos e planos concretizados.

Realizar é tornar real, ou seja, verdadeiro, não somente no plano tangível, mas, e ainda mais no plano interior. Uma pessoa realizada é aquela que se descobre um ser real. Descobre que não é apenas mais uma mera projeção entre milhares vagando pelo mundo sem um sentido real para lutar pela vida terrena.

Quando crescemos com o conceito de realização unicamente ligado a coisas externas, acabamos inconscientemente criando uma imagem ilusória de nós mesmos para poder caminhar por esse mundo de ilusões que é ainda incapaz de suportar a autenticidade de maneira natural.

Passamos a vida inteira trabalhando para ser uma pessoa realizada, e na verdade estamos correndo atrás do vento. Quando conquistamos um dos objetivos para “a realização”, já surgem outros para alcançar e assim por diante. Se, portanto, a realização pessoal estivesse ligada somente ao adquirir coisas e viver experiências, nunca encontraríamos milionários tristes encerrados nos seus leitos de morte, lamentando por ter perdido tanto tempo buscando satisfações que não o realizaram.

É difícil atingirmos a realização pessoal, especialmente nos tempos atuais baseados em superficialidades e construído sobre facilidades. É difícil justamente por ser algo do profundo; é trabalhoso como caçar e desenterrar um grande tesouro.

Ser uma pessoa realizada, é enfim, ser uma pessoa real; de verdade, sem os artifícios que fazem de nós uma caricatura de nós mesmos, em detrimento da verdadeira pessoa que somos.

Ser uma pessoa real, é conhecer-se; ter consciência de sua natureza e identidade. A autêntica realização pessoal, acontece na verdade no âmbito ontológico. Por isso, nunca ficamos satisfeitos em ter coisas materiais, já que satisfação é diferente de felicidade.

O ter- conquistado de forma honesta- não é mau e nem errado, só não é a essência da realização pessoal, simplesmente por não poder oferecer ao ser humano a felicidade plena.

Só podemos encontrar eternidade no que é eterno.

 



Fabrício Alves da Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser ou não ser? Mas, ser o quê?

Geração cabisbaixa